THE EUROPEAN CW ASSOCIATION

Semana Europeia de QRS CW

Introdução

O EuCW convida todos os radioamadores e radio-escutas a participar na Semana Europeia de QRS (EuCW QRS Activity Week). E o GPCW também!

Esta actividade decorre entre as 00h00 UTC de 29 de Abril e as 23h59 UTC de 3 de Maio e não é um concurso. Antes pelo contrário, é um convite para baixar a velocidade de transmissão e desfrutar do CW em velocidade baixa durante cinco dias.

As datas foram escolhidas para evitar conflitos com concursos.

O objectivo é dar uma oportunidade aos novos operadores.

O espírito desta actividade é que a participação nela possa ser encarada como um serviço a potenciais novos operadores. Uma boa causa, portanto!

A ideia desta semana é trabalhar qualquer estação, mesmo que seja só envio do RST mas utilizando apenas QRS.

Mesmo os QSOs que sejam feitos com estações não participantes podem ser incluídos nos logs.

Os que desejarem podem indicar nos seus logs até 3 estações que mereçam especial reconhecimento pelo “mais entendível morse escutado” (Most Readable Morse Heard). Apenas pode ser dado um voto a cada estação. Se não quiser este “direito” agradece-se que o indique no Log.

A Semana Europeia de QRS (EuCW QRS Activity Week) nasceu em 2001, pela mão do nosso congénere FISTS. Durante uma década organizaram esta semana até que, em 2012, o AGCW passou a ser o clube organizador.

Datas

Regra geral – segunda-feira das 00h00 (UTC) às 23h59 (UTC) da semana após o 4º domingo do mês de Abril.

Mode

CW/A1A (só auditivo)

Classes

A
Mais de 10w input ou 5w de saída (QRO)
B
QRP (menos de 10w input ou 5w de saída)
C
Radio escutas.

Há ainda uma classe invisível de participantes que são os clubes do EuCW (GPCW, por exemplo…).

Cada participante pode dedicar a sua participação ao seu clube: Basta indicar o respectivo clube e o número de membro no log. Pode anunciar o facto de ser membro de um clube durante o QSO, mas não há obrigação de o fazer. Aliás, não é recomendável provocar confusão nos mais novos na prática de CW com o envio de acrónimos de clubes e números com 4 ou mais dígitos…

Chamada

Não há obrigação de o fazer especialmente, mas utilizar “CQ QRS” pode ser útil para ser detectado como participante na actividade.

Os mais experientes devem fazer CQ repetidas vezes porque os novos chegados ao CW tendem a ser envergonhados e tendem a seleccionar estações que podem descodificar facilmente…

As frequências recomendadas – sem qualquer obrigação – andam à volta de +/- 10KHz das frequências abaixo indicadas, incluindo nas bandas WARC (ver abaixo).

Chaves/velocidades

Utiliza-se qualquer tipo de chave, com ou sem keyer. Não é aceitável o uso de qualquer teclado ou mensagens pré-programadas. Apenas é aceitável o uso de chamada pré-gravada (“CQ QRS”, por exemplo).

A velocidade máxima é de 14 WPM (70 cpm).

Se um correspondente responder a uma velocidade mais baixa, deve baixar-se a velocidade para corresponder à do outro OM

QSOs

A duração mínima para um QSO é de 5 minutos. Basta fazer QSOs normal de forma amistoso, como de costume.

Todos os QSOs devem constar do log e qualquer estação de qualquer país pode ser contactada, inclusive aquelas que não participam da actividade. Nesse caso, sugere-se que os tente convencer a participar…

O RST deve ser real. O típico 599/5NN deve ser evitado, excepto quando for esse o caso…

Parte-se do princípio que todas as estações são iguais, independentemente do “brilho” do seu indicativo. O objectivo é obter o mais número de sinais QRS! Logo, faça QSO com os seus colegas radioamadores todos os dias, mesmo que seja com os mesmos de sempre!

Logs

Os logs podem ser enviados em ADIF.

O GPCW fica à disposição de qualquer colega que tenha dificuldade na “produção” deste log. Basta enviar um email para gpcw.geral_(@)_gmail.com

Cabeçalho

O cabeçalho dos logs deve conter, pelo menos, as seguinte informação:

Informação dos QSOs

O número mínimo de colunas será:

É aceitável que o RST enviado, RST recebido, nome e QTH não estejam presentes ou estejam incorrectos (ver objectivos desta semana…) Recomendamos que outras informações da estação correspondente sejam incluídas, a título facultativo, nomeadamente equipamento utilizado, antena, WX, etc.

Envio de logs

Recomenda-se que os logs sejam enviados por correio electrónico para qrs_(@)_eucw.org

Para envio de logs em papel consulte a página do EuCW.

A ideia predominante é que é melhor qualquer log que log nenhum da mesma forma que um QSO incompleto é melhor que nenhum QSO. A Semana QRS da EuCW não é uma competição mas uma oportunidades para os novos operadores de CW utilizarem as bandas (em cw…) sem medo de velocidades excessivas.

Prazo para o envio de Logs

Os logs devem ser enviados até 31 de Maio.

Frequências

As frequências recomendadas (área de actividade) são as seguintes:

As frequências de chamada QRP devem ser evitadas: 1843; 3560; 7030; 10116; 14060; 18096; 21060; 24906; 28060 kHz.

Os novos operadores de CW que não se sintam ainda capazes de colocar um sinal no ar são especialmente convidados a participar na categoria SWL.

Software

FISTS Log Converter http://fists.co.uk/members/membersflc.html


tradução: CT1DBS

Privacy Policy